17 agosto 2023

Realizada oficina de diagnóstico das águas na Bacia Escola da Barra de Santa Tereza

No final do mês de Julho, no dia 29/07, foi realizada a Oficina de Diagnóstico das Águas da Bacia Escola da Barra de Santa Tereza. A proposta da oficina consistiu na elaboração do diagnóstico das águas do mais importante manancial de Bom Jardim, responsável por aproximadamente 90% da água que abastece o distrito central do município.

Convite da Oficina de Diagnóstico das Águas da Bacia Escola da Barra de Santa Tereza

A metodologia da oficina foi estruturada em três momentos chaves: o primeiro foi o acolhimento dos participantes seguido de uma roda de conversa com explicações sobre os objetivos e a divisão de tarefas; no segundo momento os participantes foram divididos em três grupos que percorreram os trechos baixo, médio e alto da bacia hidrográfica do córrego Santa Tereza e mapearam os principais pontos de interesse que representam os desafios e potencialidades para a melhoria da quantidade, qualidade, regime e distribuição das águas; já no período da tarde, o terceiro momento foi marcado pela apresentação e discussão dos mapeamentos participativos realizados pelos grupos, que foram unificados no mapa digital coletivo.

Roda de conversa entre os participantes deu início à oficina.

Grupos realizaram mapeamento participativo da bacia escola.

À tarde os grupos apresentaram e discutiram os seus mapas.

Oficina de Diagnóstico das Águas da Bacia Escola da Barra de Santa Tereza foi organizada pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (@iear_uff), Prefeitura Municipal de Bom Jardim/RJ (@prefeitura_bomjardim) através das secretarias de Educação e Meio Ambiente, EMATER-Rio (@emater.rio), Associação de Moradores e Produtores Rurais da Barra de Santa Tereza, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (@cbhrio2rios) e Associação Pró-Gestão das Água da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (@agevap). A tecnologia social Bacia Escola - Núcleo Comunitário de Sustentabilidade está cadastrada pela Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (@tecnologiasocial.uff) e faz parte do seu Catálogo de Tecnologias Sociais. A implantação da nova Bacia Escola na Barra de Santa Tereza tem com base na experiência na Bacia Escola do Retiro em Angra dos Reis/RJ, estando registrada como um projeto de extensão na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (@proexuff).

Como desdobramento desta oficina, ao longo do segundo semestre de 2023, será elaborado o Plano de Ação Comunitário, estruturado o Núcleo Comunitário de Sustentabilidade e agendadas aulas passeios de educação ambiental pela bacia escola com turmas das escolas públicas municipais visando promover a sustentabilidade através das águas.