18 agosto 2023

Primeiras aulas passeios são realizadas na Bacia Escola da Barra de Santa Tereza

No dia 17 de Agosto foram realizadas as duas primeiras aulas passeios na Bacia Escola da Barra de Santa Tereza com turmas de escolas da rede municipal de ensino de Bom Jardim/RJ. Pela manhã a atividade envolveu a turma do 5º ano do ensino fundamental da Centro de Educação Ambiental Amanda Farias Almeida, do bairro Banquete, e no período da tarde a atividade teve a participação da Escola Municipalizada César Monteiro, do Alto de São José.

Primeiras escolas realizam aulas passeios na Bacia Escola da Barra de Santa Tereza.

Dezenas de alunos e suas professoras participaram de aulas a céu aberto visitando diversos Pontos De Interesse (PDIs) identificados no território da Bacia Escola da Barra de Santa Tereza. No primeiro local visitado, sítio Vista da Pedra, os alunos puderam visualizar e entender o que são bacias hidrográficas, a relevância da cobertura florestal para a regulação hidrológica, o processo de formação de nascentes e a importância das energias renováveis para a prevenção das mudanças climáticas. Neste mesmo sítio os alunos visitaram outros dois PDIs: o sistema de tratamento de esgotos domésticos através de uma tecnologia de baixo custo desenvolvida pela EMBRAPA, seguida de uma visualização e explicação geológica sobre a magnífica Pedra de Santa Tereza, formada há cerca de 550 milhões de anos, um importante divisor de águas entre as bacias hidrográficas do rio Grande e rio Negro.

No caminho das águas, o grupo seguiu a jusante e chegou até o campo de futebol, conhecido localmente como Arena Zé do Gino, uma importante liderança da comunidade. Seu filho, César Lomeu, atual presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Barra de Santa Tereza, contou um pouco sobre a história da comunidade e as ações de sustentabilidade em curso com o apoio de instituições parceiras, que envolvem reflorestamentos de nascentes e matas ciliares, melhoria nos coletores dos resíduos sólidos, implantação de coleta de materiais recicláveis, dentre outros.

Na finalização das aulas passeios, as turmas visitaram o principal manancial de abastecimento de água do município de Bom Jardim, a captação de água no córrego Santa Tereza, atualmente operada pela Rio + Saneamento. Deste local são captados 25 litros por segundo destinados à estação de tratamento de água que abastece a região central da cidade de Bom Jardim/RJ. Ao lado da captação os estudantes puderam visualizar o exemplo do sítio Barra de Santa Tereza, que integra a produção de alimentos saudáveis com a preservação ambiental e que apresenta uma mata ciliar em bom estado de conservação. O sítio é uma importante referência na produção agroecológica de Bom Jardim, tendo sua propriedade cadastrada na Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro. Como estímulo à sequência dos aprendizados da aula passeio, os alunos receberam um folder sobre o projeto Bacia Escola e uma HQ (história em quadrinhos) voltada para a prevenção de desastres associados à água criada por pesquisadores do @cemaden.educacao e UNESP.

Alunos recebem HQ sobre prevenção de desastres.

As aulas passeio na Bacia Escola da Barra de Santa Tereza são organizadas pela Secretaria de Educação (@smebomjardim) em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (@secretariameioambientebj) da Prefeitura Municipal de Bom Jardim  (@prefeitura_bomjardim)Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (@iear_uff), EMATER-Rio (@emater.rio) e Associação de Moradores e Produtores Rurais da Barra de Santa Tereza(@santabtereza). O projeto conta também com o apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (@cbhrio2rios), Associação Pró-Gestão das Água da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (@agevap) e Rio + Saneamento (@riomaissaneamento).

A implantação da nova Bacia Escola na Barra de Santa Tereza tem com base na experiência na Bacia Escola do Retiro em Angra dos Reis/RJ, estando registrada como um projeto de extensão na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (@proexuff). Trata-se de uma tecnologia social cadastrada pela Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (@tecnologiasocial.uff) e faz parte do seu Catálogo de Tecnologias Sociais.

Postagens mais visitadas